MUDANÇAS...



“Durante nossa existência, estamos nos tornando aquilo que vamos chegar a ser”


Essa frase de Friedrich Nietzsche me chamou a atenção. A ideia de mudança atrai o homem e por isso é um dos grandes pilares da reflexão filosófica. O esforço por entender a mudança é a chave para interrogar o universo. A mudança é um fenômeno muito complexo. Heráclito dizia que a mudança é a única verdade constante na existência: “um homem não se pode banhar-se duas vezes na mesma água do rio”, dizia ele. A mudança é a lei inexorável porque tudo flui no universo.
Por outro lado, a mudança é apenas uma ilusão. Quem ultrapassa a ilusão da mudança pode descobrir o ser que é imutável, estável e permanente dentro de si mesmo.
Qual o equilíbrio para as duas ideias?
Zygmunt Bauman afirma os tempos líquidos. Com isso ele coloca o paradoxo entre a mudança e a permanência. O líquido é algo mutável, mas que mantém suas propriedades essenciais.
Nosso desafio é pensar como indivíduos, mas também parte de comunidades, de uma sociedade, de grupos. A reflexão é: que mudanças são necessárias, mas quais valores essências eu não posso abrir mão?
A mudança é inevitável, mas para que ela ocorra de forma saudável, eu preciso saber quem sou eu dentro da sociedade em que vivo.
Sem dúvida a mudança acontece o tempo todo e como disse Nitzsche, ela me transforma no que eu vou chegar a ser.
Esse é o grande desafio. Entender que eu não sou, mas estou como ser em constante processo de mudança.
E o que eu vou chegar a ser? Esse é o grande desafio da existência.
Não tenho medo das mudanças inexoráveis da vida, mas espero que Deus me conceda sabedoria para que nelas, eu jamais mude a essência de quem eu sou.


FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO AOS AMIGOS, QUE 2016 SEJA UM ANO DE MUDANÇAS SAUDÁVEIS EM JESUS.

Comentários

gainojacot disse…
The Guitar-Fashion Guide
As for Steve Wynn, there are some great names like Steve Wynn and his brother, titanium pans Steve titanium flash mica Wynn. ffxiv titanium nugget At the time, the company titanium flat irons was seiko titanium primarily known for his

Postagens mais visitadas deste blog

Ministério feminino - I Timóteo 2: 9-15

A mulher apanhada em adultério João 7:53; 8-11

Big Brother...